O começo do polo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8qKT0XmpRVC2umj9J89zL8iQmNhfE4JaM1QcKQ5wbGxtK14zBWLLVEvkDCO1bFh3YmKhvoVNtLfLoWZvOVroUUsEIEHAvMJe-VxmJpuKBJuhI9Ns38UKWn6JvxM-vBrp1FWz752Ki7W8/s320/610953-3118-in.jpg



Disputado por equipes integradas por sete jogadores, o pólo aquático é sempre comparado a um "futebol na água". Na verdade, o esporte tem mais familiaridade com o handebol, já que é jogado com as mãos e tem como objetivo o gol.
Seus primeiros praticantes foram clubes que tinham entre suas modalidades o remo. No caso de São Paulo, os precursores foram Espéria, Tietê e Paulistano.
O Pólo Aquático foi o primeiro esporte coletivo a fazer parte da programação olímpica, o que aconteceu já em Paris/1900. Em 1920, na Antuérpia, na Bélgica, foi também o primeiro esporte coletivo do Brasil a registrar participação olímpica. E o começo foi bom para os brasileiros, que voltaram com um sexto lugar.
Desde que foi introduzido no país, uma das características do Pólo Aquático é a rivalidade entre paulistas e cariocas. Mas foi exatamente em São Paulo que a modalidade alcançou seu melhor momento. Nos Jogos Pan-Americanos de 1963, realizados na capital paulista, o Brasil conquistou a medalha de ouro.
Essa mesma geração, que contava com um grande contingente paulista, disputou as Olimpíadas de 1964 e 1968, as últimas para as quais o Brasil obteve classificação. A mais recente participação brasileira foi em Los Angeles/84, mas dessa vez o país entrou como convidado em razão do boicote soviético à Olimpíada realizada nos Estados Unidos


Meu comentário

Seus primeiros praticantes foram clubes que tinham entre suas modalidades o remo. No caso de São Paulo, os precursores foram Espéria, Tietê e Paulistano. O Pólo Aquático foi o primeiro esporte coletivo a fazer parte da programação olímpica, o que aconteceu já em Paris/1900. Desde que foi introduzido no país, uma das características do Pólo Aquático é a rivalidade entre paulistas e cariocas. Mas foi exatamente em São Paulo que a modalidade alcançou seu melhor momento.