O polo aquatico no Brasil


O pólo aquático surgiu no Brasil no início do século XX. Flávio Vieira foi o responsável pela introdução do esporte nos clubes, a princípio no Rio de Janeiro, como o Clube Regatas Botafogo, Clube de Regatas Vasco da Gama e o Natação e Regatas. Os jogos eram realizados na praia, com times formados por 11 jogadores com uniformes e sem tocas, assim como no futebol. A primeira partida de que se tem conhecimento foi disputada na praia de Santa Luzia em 1908, entre o Natação e Regatas e o Flamengo.

O Brasil participou das olimpíadas de 20, 32, 60, 64, 68 e 84. Na primeira, em 1920 na Antuérpia, foi eliminado na fase inicial. Em Los Angeles, 1932, um triste episódio. A equipe brasileira foi desclassificada por agressão, e a partir daí, passou um longo período suspensa das competições internacionais, o que fez diminuir o interesse das pessoas pelo esporte. Só em 1946, quando o Brasil venceu o Sulamericano realizado no Rio de Janeiro, é que o pólo aquático brasileiro retornou ao cenário mundial. Em 1950, o jogo era considerado lento e desinteressante para o público, o que fez com que houvesse uma mobilização para que as regras fossem alteradas.
Essas mudanças representaram um divisor de águas no pólo aquático nacional. Os jogadores poderiam nadar com a bola parada, as substituições serem feitas a qualquer momento do jogo e o número de jogadores em cada equipe diminuiu. Além disso, em 1960 estipulou-se um tempo de posse de bola. Todas essas modificações pretendiam tornar o esporte mais dinâmico, dar mais liberdade para os atletas se movimentarem em campo e, assim, atrair a atenção do público. Dois personagens estrangeiros foram de fundamental importância para a evolução do pólo aquático no Brasil. Na década de 50, o Fluminense contratou o técnico italiano Paolo Costoli, que introduziu novos métodos de treinamento e modernizou o estilo de jogo dos brasileiros. Nos anos 60, o húngaro Aladar Szabo, como jogador, foi o responsável por passar a experiência da Escola Húngara para os brasileiros.

Esse período é considerado o mais próspero do esporte no Brasil. Nos dias de hoje, o pólo aquático brasileiro vem conquistando bons resultados nas competições internacionais. A seleção feminina conseguiu uma medalha de bronze no Pan-americano de Winnipeg em 1999 e, em 2000, a equipe masculina conquistou o Sulamericano realizado na Argentina. As categorias de base também vêm conquistando excelentes resultados tanto no masculino como no feminino.


Meu comentário

A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços. - A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de pólo aquático em nível mundial. O pólo aquático surgiu no Brasil no início do século XX. Flávio Vieira foi o responsável pela introdução do esporte nos clubes. O Brasil participou das olimpíadas de 20, 32, 60, 64, 68 e 84. Nos anos 60, o húngaro Aladar Szabo, como jogador, foi o responsável por passar a experiência da Escola Húngara para os brasileiros. A seleção feminina conseguiu uma medalha de bronze no Pan-americano de Winnipeg em 1999 e , em 2000 , a equipe masculina conquistou o Sulamericano realizado na Argentina.