Tudo sobre o polo aquatico

Pólo aquático é um jogo formado por duas equipes de sete jogadores, que se enfrentam numa piscina. A bola deverá ser jogada com uma só mão, mas não pode se esmurrada por nenhum jogador além do goleiro.
Área de jogo - as dimensões da piscina deverão ser de no máximo 30 metros de comprimento por 20 metros de largura e no mínimo de 20 metros de comprimento por 8 metros de largura. A profundidade mínima é de 1 metro e a máxima de 1,80 metros; essas medidas são usadas nas olimpíadas, campeonatos mundiais e competições internacionais.
Todas as linhas devem ser bem visíveis durante o jogo. Sugestão: linhas de gol e de divisão (central) brancas; a linha dos 2m, vermelha; a linha dos 4m, amarela. Deve haver espaço suficiente para o juíz caminhar ao longo da linha do gol. Os gols são pintados de branco e tem de estar firmemente fixados, e suas dimensões variam de acordo com a profundidade da piscina, ou seja um mínimo de 2,40m e o máximo de 3m de comprimento e 3m de profundidade a partir da base da piscina.
Uniforme - os jogadores tem que usar calções de banho.Os jogadores de um time devem estar com gorros azuis; os do outro, de gorros brancos.Os goleiros, de gorros vermelhos. Todos os gorros precisam estar amarrados embaixo do queixo para não serem perdidos. Mesmo assim, se um jogador perder o seu, deverá recolocá-lo na primeira interrupção.Os gorros são numerados dos lados -o do goleiro, n.o 1, e, dos outros jogadores, de 2 a 11 . Duas proibições: usar algo que possa machucar os adversários ou seus próprios companheiros; engordurar ou passar óleo no corpo.
Arbitragem - o jogo é dirigido por cinco ou sete juízes. O juíz principal, que usa um apito e duas bandeiras (uma azul, outra branca). Ele para e recomeça o jogo, decide faltas, gols e arremessos. Aqui, como no nosso futebol, há a regra de falta vencida; quer dizer, se o time que a pratica for se beneficiar com a parada, o juíz que também tem poderes para expulsar qualquer jogador da água - deixa seguir o jogo. Dois juízes de gol - estão com uma bandeira branca para assinalar um laçamento frontal a gol, e uma bandeira vermelha para assinalar córner. Ambas as bandeiras são levantadas quando o gol for atingido. Apontadores são os que marcam o tempo em que a bola está em jogo. Secretários, que marcam as principais faltas e assinalam com uma bandeira vermelha quando qualquer jogador fez a sua terceira falta pessoal. Também controlam o período de exclusão dos jogadores, e avisam quando um jogador que sofreu essa pena pode voltar ao jogo.


Times - um time compreende 11 jogadores: 7 titulares e 4 reservas.
Substituição - Somente em caso de falta ou acidente, um reserva ou substituto pode entrar para o jogo; a) durante o intervalo logo depois do gol; b) antes do tempo extra; c) depois que um colega de time tenha recebido expulsão pelo resto do jogo. O capitão do time precisa informar o juíz de todas as substituições. Não se permite nenhuma substituição em casos de doença ou brutalidade.
Duração - uma partida consta de 4 períodos de cinco mintos cada um. Há um intervalo de dois minutos entre cada período, para mudança de campo. Um jogador só tem licença para sair da água durante os intervalos, quando sofrem faltas, ou com a permissão do juíz. Uma partida pode ser suspensa até três minutos por causa de acidentes ou faltas.
Começo da Partida - os jogadores tomam posição na linha do gol, separados entre si por 1m de distância, e 1m de distância dos postes do gol, a bola é colocada no centro da piscina e o juíz autoriza o início da partida. Após um gol, qualquer jogador poderá tomar posição dentro do seu campo de jogo, sendo que um companheiro passa a bola para o outro para dar reinício da partida.
Bola em jogo - os jogadores (exceto o goleiro) não podem: - tocar a bola simultaneamente, com as duas mãos; dar socos na bola; segurar a bola sob a água quando estão sofrendo um ataque. Um time terá direito a um arremesso se o adversário falhar ao arremesso a gol, ou ficar com a bola mais de 45 segundos.
 


Meu comentário

Área de jogo - as dimensões da piscina deverão ser de no máximo 30 metros de comprimento por 20 metros de largura e no mínimo de 20 metros de comprimento por 8 metros de largura. A profundidade mínima é de 1 metro e a máxima de 1,80 metros. Um jogador só tem licença para sair da água durante os intervalos, quando sofrem faltas, ou com a permissão do juiz. Uma partida pode ser suspensa até três minutos por causa de acidentes ou faltas. Bola em jogo - os jogadores (exceto o goleiro) não podem: - tocar a bola simultaneamente, com as duas mãos; dar socos na bola; segurar a bola sob a água quando estão sofrendo um ataque.